CCO – 727 Otimização Inteligente de Sistemas Produtivos (Intelligent Optimization of Production Systems)

Quantidade de créditos (amount of credits): 8
Total de horas de aulas teóricas (Total hours of theoretical classes): 60
Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos (Total hours of exercise classes, seminars or directed studies): 60

Objetivo (Objective):

Fornecer ao aluno conhecimentos relativos à otimização de sistemas produtivos e de obtenção de soluções cujos problemas envolvem a aplicação de um conjunto de restrições. Utilização de técnicas de otimização baseada em algoritmos evolutivos e algoritmos comportamentais, tais como Algoritmos Genéticos (GA), Algoritmos de Colônia de Abelhas (ACB) e Algoritmos de Colônia de Formigas (ACF). Implementação para o problema do Caixeiro Viajante e para o Problema de Programação da Produção Job Shop.
(Provide the student with knowledge regarding the optimization of production systems and obtaining solutions whose problems involve applying a set of constraints. Use of evolutionary algorithms and behavioral algorithms, such as Genetic Algorithms (GA), Bee Colony Algorithms (BCO) and Ant Colony Algorithms (ACO). Implementation for the Traveling Salesman problem and the Job Shop Production Scheduling Problem.)

Ementa (Catalog Description):

- Introdução à Otimização de Sistemas.
(Introduction to System Optimization)

- Otimização de Sistemas não Lineares
(Nonlinear Systems Optimization)

- Técnicas de Inteligência Artificial – Métodos de otimização heurísticos
(Artificial Intelligence Techniques - Heuristic optimization methods)

- O problema de Programação da Produção de Sistemas Produtivos.
(The Programming Problem of Production Systems Production.)

- Algoritmos Evolucionários e Comportamentais aplicados à Otimização de Sistemas Produtivos
(Evolutionary and Behavioral Algorithms applied to Productive Systems Optimization)

- Implementação, Validação e Análise de Resultados de Sistemas de Otimização aplicado ao Problema da Programação da Produção.
(Implementation, Validation and Results Analysis of Optimization Systems applied to the Production Programming Problem.)

Bibliografia (Bibliography):

YANG, X. S., Engineering Optimization - An Introduction with Metaheuristic Applications, A John Wiley & Sons, p 378, 2010.

SUMATHI, S., SUREKHA, P., Computation Intelligence Paradigms using Matlab, Taylor and Francis Group, p 835, 2010.

GOLDBARG, E., Otimização Combinatória e Metaheurísticas: Algoritmos e Aplicações, 1ª Edição, Editora Elsevier, 416p, 2015.

RUSSEL, S. J., NORVIG, P., Inteligência Artificial. Ed. Campus, 2004.

TAHA, H. A.; Pesquisa Operacional. Pearson Addison Wesley, 8ª Edição, 2008.